Forum

Plex Media server e...
 
Notifications
Clear all

Plex Media server em SSD ou HDD?

11 Posts
5 Usuários
2 Likes
625 Visualizações
(@juniohead)
Posts: 4
Active Member
Topic starter
 

Ja faz uns meses que cancelei todos os streamings e aderi ao plex.

Atualmente tenho 4tb de armazenamento, sendo 2 ssd de 2tb cada.

Minha duvida é sobre qual é mais aconselhável pra essa finalidade, pensando mais na confiabilidade e durabilidade.

Estou precisando ampliar o espaço aqui e nao sei se coloco mais um ssd de 2tb ou se ja começo a migrar pra hdd e coloco um de 4tb pra começar.

Minha maior preocupação eh se os ssd vao resistir tanto quanto os hdd, pois eu deixo o pc ligado 24h por dia e soh desligo as vezes.

Outra duvida é se o hdd tiver 5400rpm se vai afetar muito na exibição dos filmes quando estiver assistindo, filmes 4k por exemplo que sao maiores, se vao ficar travando, coisa que nao ocorre com os ssd.

 
Postado : 27/04/2023 9:59 pm
(@hiro)
Posts: 200
Membro Admin
 

Eu tenho alergia a HDD, então sou suspeito pra falar, mas na verdade não deve ter muita diferença para reproduzir os filmes direto pelo HDD ou SSD, mas como transmite pelo Plex ( o que não aconselho) eu não posso lhe ajudar muito, já que minha alergia ao Plex é pior do que a do HDD. Pra falar verdade nem de SSD eu gosto, eu só compro agora NVMe, muito embora eu tenha um monte de HD externo, mas só pra backup, não executo nada deles, e todo vez que vou transferir algo pra eles eu me sinto em trabalho de parto, é uma eternidade.

 
Postado : 28/04/2023 9:41 am
Juniohead reacted
(@juniohead)
Posts: 4
Active Member
Topic starter
 

@hiro po, entao, eu tambem nao curto hdd, mas pensei que 4tb fossem o suficiente pra armazenar os filmes, por isso investi em ssd, mas a coisa foi tomando proporções absurdas e ja to achano que 10tb vai ser pouco hahaha.

Filmes em 4k ou 1080p sem compactação vao se tornando inviaveis de manter armazenado sem desembolsar constantemente uma boa grana.

Sem contar nesse meu receio com os ssd de nao aguentarem o tranco, ainda mais por serem de marcar chorume da china e ate ja apresentaram uns problemas...

Creio que vou comprar um hd de 4tb pra copiar os videos que tenho atualmente e testar por uns dias com o plex soh no hd pra ver se vai dar conta, dai eu ja compro mais dois pra ficar com 12tb por enquanto.

 

E como assim tu nao gostou do plex, cara, esse negocio me salvou muito, era exatamente o que eu sempre quis e ate melhor, ainda mais por ser de graca, o que eu to economizando por mes eh brincadeira, até a tv a cabo eu cancelei hahaha.

 
Postado : 28/04/2023 1:13 pm
(@hiro)
Posts: 200
Membro Admin
 

Postado por: @juniohead

@hiro po, entao, eu tambem nao curto hdd, mas pensei que 4tb fossem o suficiente pra armazenar os filmes, por isso investi em ssd, mas a coisa foi tomando proporções absurdas e ja to achano que 10tb vai ser pouco hahaha.

Filmes em 4k ou 1080p sem compactação vao se tornando inviaveis de manter armazenado sem desembolsar constantemente uma boa grana.

Sem contar nesse meu receio com os ssd de nao aguentarem o tranco, ainda mais por serem de marcar chorume da china e ate ja apresentaram uns problemas...

Creio que vou comprar um hd de 4tb pra copiar os videos que tenho atualmente e testar por uns dias com o plex soh no hd pra ver se vai dar conta, dai eu ja compro mais dois pra ficar com 12tb por enquanto.

 

E como assim tu nao gostou do plex, cara, esse negocio me salvou muito, era exatamente o que eu sempre quis e ate melhor, ainda mais por ser de graca, o que eu to economizando por mes eh brincadeira, até a tv a cabo eu cancelei hahaha.

Sorte a sua que pode cancelar a TV a cabo, eu preciso dela e de todos os serviços de streaming do mercado pra fazer meus uploads.

Não curto plex não, ele altera o filme quando transmite, igual youtube faz, mas no caso do plex, ele não faz o encode como o youtube.

 
Postado : 29/04/2023 10:56 am
(@smk398)
Posts: 4
New Member
 

Bom dia.

Possuo um servidor do PLEX para uso pessoal e para uns poucos amigos, em geral armazeno tudo em HDD, e mesmo com 4 as vezes 5 pessoas assistindo a mesma coisa não tive nenhum problema até agora, então se você pretende usar pra usso pessoal um HDD serve numa boa, alem de ser mais barato as opções de maior tamanho.

Aproveitando a postagem pra te agradecer @hiro360 👍 . Neste exato momento meu "pequeno' e humilde servidor ja conta com mais de 5700 filmes, dos quais uns 70 a 80%, foram retirados aqui do site. E sempre que sai algum com qualidade melhor dos que ja possuo procuro estar subistituindo.

 
Postado : 09/05/2023 12:35 pm
(@hiro)
Posts: 200
Membro Admin
 

Agradeço por compartilhar sua experiência conosco. Eu não uso e nem pretendo usar PLEX, mas pode ajudar muita gente esta informação.

 
Postado : 10/05/2023 10:28 am
(@guilhermeluz27)
Posts: 7
Active Member
 

@smk398
Boa tarde amigo, 

Entendo que você disse que sua biblioteca do Plex é compartilhada apenas com amigos, mas você teria interesse em alugar? 
Eu pergunto, porque eu utilizo o plex de uma conta alugada, eu particularmente gosto muito.

E fiquei impressionado com sua mensagem, pelo número de títulos que você tem e ainda mais sendo a maioria adquiridos por aqui no site que tem alta qualidade nos arquivos (Remux, Blu ray). 

Hoje, utilizo um serviço do plex alugado em que a pessoa compartilha sua biblioteca, mas a maoria dos arquivos que são disponibilizados é em Web-DL (que na minha opinião é limitado), sendo que temos arquivos de excelente qualidade. 

 

Infelizmente, eu não tenho recursos suficientes para uma biblioteca de uso pessoal para utilizar junto com o plex. 

 

 
Postado : 12/05/2023 4:45 pm
(@smk398)
Posts: 4
New Member
 

Postado por: @guilhermeluz27

@smk398
Boa tarde amigo, 

Entendo que você disse que sua biblioteca do Plex é compartilhada apenas com amigos, mas você teria interesse em alugar? 
Eu pergunto, porque eu utilizo o plex de uma conta alugada, eu particularmente gosto muito.

E fiquei impressionado com sua mensagem, pelo número de títulos que você tem e ainda mais sendo a maioria adquiridos por aqui no site que tem alta qualidade nos arquivos (Remux, Blu ray). 

Hoje, utilizo um serviço do plex alugado em que a pessoa compartilha sua biblioteca, mas a maoria dos arquivos que são disponibilizados é em Web-DL (que na minha opinião é limitado), sendo que temos arquivos de excelente qualidade. 

 

Infelizmente, eu não tenho recursos suficientes para uma biblioteca de uso pessoal para utilizar junto com o plex. 

 

Então @guilhermeluz27
Vou te contar o que aconteceu, recentemente troque meu plano de internet por um novo e nesse novo plano não possuo mais o IP Fixo necessário para o Plex rodar em qualidade maxima, sendo assim ele funciona na maior parte das vezes porem está ficando com qualidade inferior aos arquivos originais. Se você quiser fazer um teste pra ver se fica legal pra você posso te adicionar ao servidor. Porem como disse é um servidor para uso pessoal, então não fica ligado 100% do tempo (mais para a parte da noite [16:00~7:00]).
Qualquer coisa manda msg no discord (SMK398#5509) que a gente conversa.

 

 
Postado : 15/05/2023 11:04 am
(@juniohead)
Posts: 4
Active Member
Topic starter
 

@smk398 cara, quanto de armazenamento voce tem? Porque quase 6 mil filmes e pelo visto em alta definição sem compactação nao deve ser pouca coisa hahaha

Eu me contento com os videos em 720p e no maximo 1080p, quando quero algo especificamente em 4k eu procuro e baixo pra depois excluir, porque nao pretendo expandir indefinidamente meu armazenamento.

 
Postado : 24/05/2023 11:42 am
(@smk398)
Posts: 4
New Member
 

Postado por: @juniohead

@smk398 cara, quanto de armazenamento voce tem? Porque quase 6 mil filmes e pelo visto em alta definição sem compactação nao deve ser pouca coisa hahaha

Eu me contento com os videos em 720p e no maximo 1080p, quando quero algo especificamente em 4k eu procuro e baixo pra depois excluir, porque nao pretendo expandir indefinidamente meu armazenamento.

Até o presente momento são 110 TB mas não são apenas filmes, tenho mais de 550 series, alguns bons gigas de aplicativos que usei por algum tempo e resolvi guardar, alem de um monte de bugigangas q nem utilizo mais mas prefiro deixar guardado.

Todos os mesmos com backup.

 

 
Postado : 26/05/2023 11:07 am
(@rgpgleydsongmail-com)
Posts: 1
New Member
 

Aqui em casa uso PLEX em um servidor SYNOLOGY. Um HD de 5400 RPM e 4 TB (IronWolf, 4TB, ST4000VN008 para NAS da Seagate) para filmes e um do mesmo tamanho para séries está dando conta do recado. É claro que sou o único cliente local da conta com 3 pontos em casa e mais 6 clientes web (familiares). 

 
Postado : 06/07/2023 11:37 pm
GothicViolet reacted
Compartilhar:
Entrar

Não tem uma conta? Cadastre-se
Inscrever-se

Já tem uma conta? Entrar